Cidadania digital

O que é a cidadania digital?

    A cidadania digital ajuda a reforçar as competências necessárias para tirarmos o máximo partido das novas tecnologias. Por um lado ajuda a evitar os problemas do mau uso das ferramentas digitais, e por outro lado ajuda a tirar o máximo partido das imensas potencialidades positivas que os novos meios digitais nos disponibilizam.

    Mais do que saber usar uma dada aplicação ou nova tecnologia, importa refletir sobre o seu impacto na nossa vida, tomar consciência das alternativas reais que existem e tomar decisões informadas, conscientes e coerentes.


    Existem alguns elementos que fazem parte da cidadania digital que devem ser respeitados, para que se possa fazer bom uso das tecnologias, nas suas diferentes aplicações:

  • Etiqueta digital
Frequentemente, os utilizadores da tecnologia veem esta área como um dos problemas mais prementes ao lidarem com a Cidadania Digital. Reconhecemos comportamentos inadequados quando os vemos, mas antes das pessoas começarem a usar a tecnologia não aprendem etiqueta digital (isto é, normas ou procedimentos de conduta adequados ao meio digital). Muitas vezes criam-se regras e regulamentos ou a tecnologia é simplesmente proibida como forma de evitar o seu uso inadequado, no entanto, isso não é suficiente, devemos ensinar todos a tornarem-se cidadãos digitais responsáveis nesta nova sociedade.
  • Comunicação digital
Uma das mudanças mais significativas da revolução digital é a capacidade de uma comunicação interpessoal. No século XXI, as manobras de comunicação explodiram ao oferecer uma ampla variedade de escolha (por exemplo, correio eletrónico, telemóveis, mensagens instantâneas) para esta se realizar. O alargamento das opções de comunicação digital alteraram o nosso dia-a-dia, dado que agora é possível manter uma comunicação constante. Agora todos têm oportunidade de comunicar e colaborar com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. 
  • Literacia digital
Enquanto as escolas têm feito grandes progressos na área da tecnologia de infusão, muito ainda há a fazer. Um foco renovado deve ser feito sobre que tecnologias devem ser ensinadas, bem como sobre como as mesmas devem ser utilizadas. As tecnologias que não são utilizadas no âmbito escolar, têm presença na nossa vida pessoal e/ou até mesmo na industria.
As pessoas devem ser ensinados a aprender numa sociedade digita, isto é, devem ser ensinados a aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer local.
À medida que emergem novas tecnologias, aprende-se a usar as mesmas de forma rápida e adequada. A Cidadania Digital envolve educar as pessoas de uma forma inovadora com um grau elevado de competências no domínio da literacia da informação.
  • Acesso digital
Os utilizadores da tecnologia precisam estar conscientes e apoiar o acesso eletrónico a todos criando os fundamentos para a Cidadania Digital. A exclusão digital não aumenta o crescimento dos utilizadores numa sociedade eletrónica, assim que todo o indivíduo  deve ter um acesso equitativo à tecnologia. Para sermos cidadãos produtivos, precisamos estar comprometidos com a igualdade de acesso digital.
  • Comércio digital
Ao usufruir da tecnologia precisamos compreender que uma grande parte da economia de mercado está a ser feita eletronicamente. Trocas legítimas e legais estão a ocorrer, mas o comprador e o vendedor têm de estar conscientes dos problemas associados. A disponibilidade geral de compra através da Internet tornou-se comum para muitos utilizadores, simultaneamente, surge uma quantidade equivalente de bens e serviços ilegais/imorais que realçam a importância da cidadania digital.
Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.
  • Lei digital
A lei Digital aborda a ética da tecnologia na sociedade. O uso ético manifesta-se respeitando as leis da sociedade. Os utilizadores precisam de compreender que roubar ou causar danos ao trabalho, identidade e/ou propriedade online de outras pessoas é um crime. Existem certas regras da sociedade de que os utilizadores têm de estar cientes numa sociedade ética. Estas leis aplicam-se a qualquer pessoa que utiliza o mundo online.
Aceder ou usar ilegitimamente informação de terceiros, transferir ilegalmente músicas, plagiar, criar worms, vírus ou Cavalos de Troia, enviar spam ou roubar a identidade ou propriedade de outra pessoa são exemplo do uso não-ético da tecnologia.
  • Direito e responsabilidade digital
Há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais como a privacidade e a liberdade de expressão. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital e com estes direitos também vêm responsabilidades. Os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada.
Numa sociedade digital, estas duas áreas têm de trabalhar em conjunto para que todos possam ser produtivos.
  • Saúde e bem-estar digital
O fundamento de saúde e bem-estar digital refere-se à manutenção e criação de condições físicas e psicológicas favoráveis aos cidadãos digitais. Trata-se de encontrar o equilíbrio entre o uso da tecnologia e a promoção de hábitos saudáveis, evitando o surgimento de problemas visuais e lesões provenientes de esforço manual repetitivo, bem como o isolamento social, por exemplo.
  • Segurança digital
A segurança digital anda de mão dada com todos os  elementos acima referidos, pois no mundo digital também existem pessoas especializadas na prática dos mais diversos tipos de crime. Por isso, os usuários devem ter cuidado, utilizando dispositivos com softwares antivírus e outros mecanismos de segurança, bem como a inserir senhas de difícil acesso em seus equipamentos e contas.

Para finalizar, deixo um vídeo muito resumido sobre os conceitos fundamentais da cidadania digital: 


Espero que esta informação vos tenha sido útil!
Obrigada!

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