Cidadania digital
O que é a cidadania digital?
A cidadania digital ajuda a reforçar as competências necessárias para tirarmos o máximo partido das novas tecnologias. Por um lado ajuda a evitar os problemas do mau uso das ferramentas digitais, e por outro lado ajuda a tirar o máximo partido das imensas potencialidades positivas que os novos meios digitais nos disponibilizam.
Mais do que saber usar uma dada aplicação ou nova tecnologia, importa refletir sobre o seu impacto na nossa vida, tomar consciência das alternativas reais que existem e tomar decisões informadas, conscientes e coerentes.
Existem alguns elementos que fazem parte da cidadania digital que devem ser respeitados, para que se possa fazer bom uso das tecnologias, nas suas diferentes aplicações:
- Etiqueta digital
- Comunicação digital
- Literacia digital
As pessoas devem ser ensinados a aprender numa sociedade digita, isto é, devem ser ensinados a aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer local.
À medida que emergem novas tecnologias, aprende-se a usar as mesmas de forma rápida e adequada. A Cidadania Digital envolve educar as pessoas de uma forma inovadora com um grau elevado de competências no domínio da literacia da informação.
- Acesso digital
- Comércio digital
Os utilizadores têm de aprender a ser consumidores eficazes numa nova economia digital.
- Lei digital
Aceder ou usar ilegitimamente informação de terceiros, transferir ilegalmente músicas, plagiar, criar worms, vírus ou Cavalos de Troia, enviar spam ou roubar a identidade ou propriedade de outra pessoa são exemplo do uso não-ético da tecnologia.
- Direito e responsabilidade digital
Há um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais como a privacidade e a liberdade de expressão. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital e com estes direitos também vêm responsabilidades. Os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada.
Numa sociedade digital, estas duas áreas têm de trabalhar em conjunto para que todos possam ser produtivos.
- Saúde e bem-estar digital
- Segurança digital
A segurança digital anda de mão dada com todos os elementos acima referidos, pois no mundo digital também existem pessoas especializadas na prática dos mais diversos tipos de crime. Por isso, os usuários devem ter cuidado, utilizando dispositivos com softwares antivírus e outros mecanismos de segurança, bem como a inserir senhas de difícil acesso em seus equipamentos e contas.
Para finalizar, deixo um vídeo muito resumido sobre os conceitos fundamentais da cidadania digital:
Espero que esta informação vos tenha sido útil!
Obrigada!