Conceitos Multimédia
Multimédia
A palavra "multimédia" origina de dois afixos: multi e media; multi tem origem no latim (multus) e significa numeroso, media, por sua vez, corresponde ao plural da palavra latina medium que reflete meio.
Genericamente, o conceito de multimédia pode ser estabelecido como o uso de diversos meios para a difusão de uma mensagem.
Realidade virtual vs. realidade aumentada
Realidade virtual é o nome dado ao modo de visualização, manuseamento e contacto com ambientes tridimensionais simulados por um sistema informático. Os ambientes de realidade virtual resultam da criação e do estudo realizados com GUI (Graphical User Interfaces – Interfaces gráficas), para a estimulação dos sentidos do usufrutuário são utilizados dispositivos que permitem inter-relacionar-se com os objetos do ambiente virtual. Na realidade virtual a imersão, a interação e o envolvimento constituem os aspetos básicos necessários à sua implementação.
Na realidade aumentada, os recursos da realidade virtual podem ser sobrepostos a imagens do mundo real através das câmaras digitais instaladas nesses equipamentos e a interação do utilizador com os elementos ocorre de um jeito mais espontâneo e simples.
O que é desinformação?
A desinformação é a averiguação falsa disseminada com o propósito de induzir perceções ou posturas pré-determinadas nas pessoas. Esta informação manipula pode ser utilizada com diferentes objetivos comerciais, políticos ou de outra origem e ganhou escala global com o aparecimento da internet.
A desinformação está muito ligada às redes sociais onde qualquer pessoa pode partilhar informação sem que haja certificação profissional que confirme a fiabilidade desta. Um gosto, um comentário, uma partilha é o que mais contribui para que qualquer informação ganhe importância e se torne viral.
O que é deepfake?
Há muitas formas de adulterar informação como usitar factos falsos, invocar realidades e autoridades inexistentes, manipular fotografias, associar imagens antigas a ocorrências recentes e ocorridas em locais e com pessoas diferentes, por exemplo.
Hoje são especialmente preocupantes os casos de falsificação de vídeo onde se colocam personalidades a afirmar coisas que nunca disseram; O manuseamento de imagens e de som é tão sofisticado que se torna quase impossível distinguir o que é falso do que é verdadeiro. É precisamente este fenómeno que os profissionais chamam deepfake.