Dia mundial da consciencialização do Autismo
Dia mundial da consciencialização do Autismo
Olá!
Hoje, 2 de abril, é o Dia mundial da consciencialização do Autismo; Então vim fazer um apelo à necessidade de diminuir o estigma e aumentar a inclusão no que toca a este assunto.
Diminuir o estigma e aumentar a inclusão
O que é Autismo?
Segundo a CUF, "a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social, associadas a comportamentos repetitivos e/ou interesses marcados por objetos ou temas específicos."Prevalência do Autismo em Portugal
Segundo a FPDA (Federação Portuguesa de Autismo), o autismo é mais frequente em pessoas do sexo masculino que em pessoas do sexo feminino.Numa amostra populacional, de 10000 pessoas, 10 delas são diagnosticadas com autismo. Porém, esta incidência tem vindo a aumentar.
Estigmas associados ao autismo
- Autismo não é uma doença, é um cérebro diferente. O autismo não tem de ser curado mas, sim, desmitificado.
- O estigma por parte da sociedade para com o autismo pode levar a que as famílias evitem procurar diagnóstico e serviços especializados na área, diminuindo, assim, a qualidade de vida.
- Pessoas com autismo não têm características faciais próprias, são iguais a "nós", e mesmo que tivessem merecem, tal como qualquer pessoa, o nosso respeito.
- Pessoas com autismo não são "mais violentas", "menos inteligentes" ou "diferentes" (quando utilizado com uma conotação negativa). Pessoas com autismo têm a mesma predisposição a esses comportamentos como qualquer outra pessoa e devem ser compreendidas e integradas.
Devemos encarar o autismo não como uma doença mental, mas como uma "diferença" que deve e tem de ser aceite, respeitada e integrada na sociedade. Não há nada de mal em ser "diferente". Ser "diferente" é bom.
Espero que tenham gostado e refletido sobre este assunto! Até à próxima!
Mais informação
Perturbação do Espetro do Autismo - CUFFPDA
Paige Layle Paige Layle Instagram
Comentários
Enviar um comentário