AppInventor
AppInventor
Olá! Hoje vou fazer a introdução a uma plataforma, AppInventor.
O que é?
Plataforma de desenvolvimento de aplicações para Smartphones e Tablets, inicialmente só para Android, desenvolvida pelo Google e, mantida, atualmente, pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Open-source e totalmente grátis. Tem como objetivo democratizar o desenvolvimento de apps.
Características
- Ferramenta simples e poderosa;
- Visual e intuitivo;
- Interface gráfico do tipo drag and drop, fácil de utilizar;
- Programação por blocos;
- Projetos alojados na cloud (armazena os projetos criados num servidor próprio);
- Promove o pensamento computacional.
O que é possível fazer?
Diferentes tipos de aplicações:
- Jogos;
- Aplicações para a educação;
- Aplicações de produtividade;
- Aplicações que controlam robos;
- ...
Exportar o projeto de App
- Possibilita exportar o projeto:
- Formato AIA (Próprio do App Inventor);
- Formato APK (executável Android).
- Pode ser descarregado no computador e /ou smartphone ou tablet.
O que é necessário?
- Ligação estável à Internet;
- Conta Gmail;
- Ter:
- dispositivo (smartphone e /ou tablet);
- Ligação WIFI na mesma rede que o computador (recomendada).
Como fazer?
- Construir a app diretamente no web Browser (é recomendável o Chrome, Firefox ou safari)
- O AppInventor está disponível em: AppInventor
Desenvolvimento e testes
- Desenvolver aplicações de imediato (A área de Designer e o Bloco corre no Browser);
- Possibilita fazer live testings. As opções para a configuração são:
- Ligação por Wi-fi na mesma rede (Recomendada);
- Utilização do Android Emulador;
- Ligação ao telemóvel por cabo USB.
- A app deve ser testada no telemóvel ou emulador à medida que é desenvolvida.
Software necessário
- MIT AI2 Companion
- MIT_Appinventor_Tools_2.3. - Pacote de software necessário para quem utiliza o emulador ou a ligação por cabo USB ao telemóvel Android.
Após a instalação, iniciar o software no ícone aiStarter.
Começar
- Aceder ao site http://appinventor.mit.edu/;
- Clicar em Create apps;
- Iniciar sessão com conta de email do gmail;
- Clicar em Allow;
- Ler e aceitar;
- Clicar em Take Survey Later;
- Clicar em "Continuar";
- Clicar Start new project;
Designer Interface do utilizador
- Iniciar projeto;
- Atribuir nome;
- Paleta de componentes: Escolher componentes para a app;
- Botão Blocks: Permite mudar para a interface de edição de blocos;
- Viewer ou ecrã da app:
- Imita o ecrã de um dispositivo Android;
- Organizar os componentes;
- Componentes: Lista de componentes em hierarquia;
- Propriedades: Configurar as propriedades dos componentes.
Blocks Editor - Programação
- Zona Blocks: Encontrar os blocos adequados que permitam concretizar a ação, a adicionar à app. Os blocos estão agrupados em vários conjuntos, dependendo do tipo:
- Control - blocos de controlo (se isto acontecer então acontece aquilo - IF THEN);
- Logic - blocos lógicos (Verdadeiro ou Falso);
- Math - blocos matemáticos (somas, subtrações, etc);
- Text - blocos de texto (inserir, alterar, guardar um texto);
- Lists - blocos de listas (criar listas de opções);
- Colors - blocos de cores (alterar a cor de um componente ou texto);
- Variables - blocos de variáveis (criar variáveis);
- Procedures - blocos de procedimentos (quando algo acontece é realizada uma ação);
- Botão Designer: Permite mudar para a página de desenho;
- Componentes: Inseridos à app no Designer View, podendo, para estes, serem adicionados comandos específicos;
- Blocos de comando: Os blocos podem ser vistos como puzzles, que encaixados uns nos outros criam um conjunto sequencial de operações;
- Zona Viewer: Área de trabalho, local para onde são arrastados os blocos de comandos.
Uma das formas de testar a app é através da aplicação MIT AppInventor previamente instalada no dispositivo, captar o código e autoriza-se a instalação da tua app.
Espero que tenham gostado! Até à próxima!