Programação
Programação
No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever. Os jovens devem, cada vez mais cedo, conhecer as tecnologias que utilizam, de forma a capacitá-los a entender e a interagir melhor com o mundo que os rodeia.
Tudo quanto é software é programado.
A programação é o instrumento essencial do funcionamento dos sistemas de informação.
Aspetos genéricos sobre linguagens de programação
Ao nível das operações de processamento e armazenamento interno de um sistema de informação, temos:
- Operações de cálculos aritméticos;
- Operações de decisões lógicas;
- Operações de repetição;
- Operações de leitura e/ou escrita em memória;
- ...
Assim, a escrita de programas de computador, independentemente da linguagem utilizada, orienta-se para estes diferentes tipos de operações.
A linguagem natural e a linguagem formal
- Linguagem natural: é a linguagem falada ou escrita como, por exemplo, o português. As linguagens naturais são passíveis de várias interpretações e sofrem transformações naturais ao longo do tempo.
- Linguagem formal: ao contrário das linguagens naturais, as linguagens formais são previamente projetadas para determinados fins. A linguagem formal é delineada de modo a evitar equívocos na utilização dos termos, como, por exemplo, a Matemática e as linguagens de programação de computadores.
A forma como se concebe e organiza a sequência de operações ou instruções de um programa para resolver um determinado problema ou alcançar determinados objetivos corresponde àquilo a que se chama algoritmo.
Problema: O que se pretende resolver.
Algoritmo: Sequência finita de instruções descritas de forma lógica, ordenada, clara e precisa a fim de resolver o problema.
Programa: Algoritmo codificado numa linguagem de programação.
Um algoritmo é, por conseguinte, um conjunto ou sequência de instruções de operações devidamente organizadas e orientadas para a resolução de um determinado problema ou para alcançar determinados objetivos.
Um algoritmo pode ser escrito com o auxílio de uma linguagem natural, utilizando expressões específicas. Mas, existem outros modos de especificação que são o fluxograma (representação gráfica) e o pseudocódigo (representação textual).
- Fluxograma – conjunto de esquemas gráficos que representam a sequência de um programa utilizando símbolos.
- Pseudocódigo – linguagem artificial que descreve os passos necessários à resolução de um problema.
Escrever um programa de computador é, essencialmente, traduzir um algoritmo (ou conjunto de algoritmos interligados) para instruções capazes de serem expressas e executadas em computador.
Para se escreverem programas de computador foram inventadas linguagens de programação.
Uma linguagem de programação é um sistema de escrita para enunciar as operações a executar por um computador.
Como sistema de escrita, uma linguagem de programação é composta por:
- uma terminologia ou semântica - conjunto de palavras ou sinais que assumem determinados significados para o processador;
- um conjunto de regras de sintaxe – que estipulam o modo correto de utilizar os termos da linguagem para formular instruções válidas para a máquina.
As linguagens de programação costumam ser divididas, numa primeira análise, em:
- Linguagens de baixo nível: estão mais próximas do hardware ou nível máquina.
- Linguagens de alto nível: mais próximas da linguagem humana.